GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Mistério resolvido: por que os humanos não têm osso no pênis

O cachorro, o gato e até o chimpanzé têm – por que nós não? Parece esquisito, mas grande parte dos mamíferos possui um báculo – um osso dentro do pênis.

O cachorro, o gato e até o chimpanzé têm – por que nós não?

iStock | etorres69
iStock | etorres69

Parece esquisito para a gente, mas grande parte dos mamíferos possui um báculo – um osso dentro do pênis. A função não é muito misteriosa: serve para ajudar a manter a ereção. É, aliás, o osso mais variado entre as espécies, indo de meros milímetros a até 1,4 m em uma espécie extinta de morsa (as atuais tem “meros” 60 cm). O báculo é ausente em grandes herbívoros, nos mamíferos aquáticos e – única exceção entre os primatas – a gente.

Por que dispensamos um auxílio numa hora tão… crucial? Um estudo publicado no Proceedings of Royal Society acredita ter a resposta: somos muito rapidinhos. Ou, ao menos, não temos razão para não ser.

Segundo os cientistas, em primatas, o báculo está relacionado com a duração da relação sexual. E esta, por sua vez, está relacionada com a forma como machos e fêmeas se entrosam. Em animais poligâmicos, para os quais a festa é para todo mundo, existe uma competição ferrenha por parceiras. Para garantir que os filhotes gerados sejam seus e não de outro, os machos desenvolveram um coito mais prolongado, de forma a garantir que seu esperma fecunde o óvulo antes da fila andar.

Nós não somos – ao menos via de regra – tão desesperados assim. Sem essa necessidade de segurar a parceira para evitar a competição, acabamos por perder o osso. E depender de pílulas azuis.

Comentários
Deixe uma Resposta

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s